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Marketing Digital

Você tem uma marca ou só um logotipo?

Você tem uma marca ou só um logotipo?

Com o mercado cada vez mais competitivo e os consumidores mais conscientes e exigentes, ter uma marca com posicionamento tornou-se uma obrigação para as empresas que querem se destacar nos seus setores.

Mas afinal o que é posicionamento de marca?

De maneira mais objetiva, posicionamento de marca é basicamente a forma que a sua empresa se apresenta ao mercado e aos consumidores, engloba não somente suas estratégias de marketing como também seus valores e propósitos.

A definição do posicionamento deve ser feita de maneira consciente e estratégica, considerando os objetivos da empresa. Esse posicionamento deve ser capaz de influenciar a decisão dos consumidores, colocando a sua marca em uma posição de vantagem.

O posicionamento de marca deve fazer parte do DNA da sua empresa, ou seja, ele pode evoluir e amadurecer, mas deve se manter coerente e consistente ao longo do tempo. Além disso, um bom posicionamento de marca não deve ser apenas algo escrito, precisa ser experienciado no dia a dia, seja na cultura corporativa, atendimento ao cliente, no tom de voz das propagandas e materiais.

Como o posicionamento de marca é visto no dia a dia:

  • Estratégias de marketing alinhada com os valores
  • Experiência do cliente alinhada com o que se propaga na mídia
  • Cultura organizacional coerente com os pilares da empresa

Mas como definir o posicionamento de marca da minha empresa?

1- Entenda quem é o seu consumidor

Se você não sabe com quem sua marca está falando, fica impossível definir um posicionamento que consiga conquistar sua atenção. É fundamental conhecer o comportamento de compra do seu público, para isso faça pesquisas e entrevistas.

2- Analise a concorrência

Conheça melhor como os seus concorrentes estão atuando, faça uma pesquisa identificando quem são eles, quais seus diferenciais e qual é a percepção do público sobre essas marcas. Isso te dará insumos para entender como se posicionar e apresentar os seus diferenciais para o mercado, criando chance de se destacar diante dos concorrentes.

3- Defina seus propósitos e valores

Mais que serviços e produtos, hoje em dia o consumidor precisa se conectar com valores e propósitos. As pessoas buscam marcas para se identificar e criar conexões reais, esse deve ser o objetivo: estreitar o relacionamento com seus consumidores, fazendo com que eles se tornem clientes fiéis e recorrentes. 

4- Reforce o seu diferencial 

É esse diferencial que fará os consumidores optarem pela sua marca e não a da concorrência. Pode ser o valor, a velocidade da entrega, a qualidade ou a tecnologia única. Mas também pode ser o valor agregado ao seu produto, além dele cumprir todas essas características, a sua marca também gera um impacto positivo para a sociedade através dos seus propósitos e valores.

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