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Como contar histórias e influenciar pessoas

Como contar histórias e influenciar pessoas

Você já ouviu falar de storytelling?

Storytelling nada mais é que a habilidade de contar histórias. O objetivo é prender a atenção das pessoas com uma narrativa que desperta emoções gerando, assim, novas memórias (ou despertar aquelas que estavam esquecidas).

Uma história bem contada cria duas experiências simultâneas que refletem uma à outra: uma mental e outra emocional. A experiência mental começa com a curiosidade e a experiência emocional começa com uma identificação inconsciente também conhecida como empatia.

E é assim que o ser humano se relaciona: contando e ouvindo histórias.

Mas como isso pode ajudar o meu negócio?

No universo corporativo, o storytelling funciona como ferramenta para criar memórias duradouras. Apresentar às pessoas os valores da sua empresa ou do seu serviço/produto através de fatos e números não uma identificação como quando você usa as ferramentas de storytelling. 

Para fazer storytelling é preciso deixar de lado características técnicas do seu serviço ou produto e adentrar no seu(s) propósito(s). É preciso mais do que descrever suas qualidades, é necessário gerar um vínculo emocional. 

Desta forma sua marca sai da comunicação a nível racional e vai para a comunicação a nível emocional.

O storytelling vende!

Criar uma história associando a sua marca e seus produtos em torno de uma narrativa envolvente, que desperta sentimentos de pertencimento e identificação colocam os consumidores em uma posição muito mais favorável para se tornarem clientes. 

É através de histórias que despertam emoções e a empatia que as marcas se humanizam, despertando no público um interesse na construção de um relacionamento.

Passo a passo para criar um storytelling

1. Defina um alvo

Conheça ou defina o seu público, os desejos e as necessidades deste público e a ação que você espera que o seu público realize ao se deparar com a sua comunicação.

2. Defina uma trama

O processo de identificação do desejo e as necessidades do seu público vai te ajudar a definir melhor a trama que melhor ilustra a dor do público. Na criação desta trama você deve considerar a empresa/marca, o serviço/produto e o seu público; pelo menos um deles será o protagonista.

Não se esqueça que a sua história está sendo contada no espaço tempo, então você precisa trazer elementos que ajudem a criar este cenário.

3. Estruture um roteiro

Você vai basicamente apresentar acontecimentos que, juntos, formam uma história. Mas lembre-se: para sua história vender ela precisa de uma narrativa que prenda a atenção do público e gere conexão. Só assim ela ficará na memória.

Então faça alguns exercícios pensando em como você poderia conectar todos estes pontos. Abaixo damos algumas sugestões.

Como posso aplicar o storytelling na comunicação da minha marca?

Elabore uma narrativa em torno da missão, visão e valores da sua empresa, e também no impacto que o seu produto causa na vida dos clientes e da sociedade. 

Também é possível construir um storytelling a partir de depoimentos de clientes e colaboradores, assim você humaniza a sua marca e ainda transmite credibilidade através de casos de sucesso.

Neste artigo você descobriu que contando histórias é possível associar sua marca ou seu serviço/produto a certos atributos de forma mais profunda e duradoura.

Este conteúdo foi útil para você? Não deixe de acompanhar nossos artigos que sempre terão dicas úteis para seu negócio!

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