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Marketing Digital

A importância de um marketing trabalhando em conjunto com a área de vendas

A importância de um marketing trabalhando em conjunto com a área de vendas

Se você tem dúvidas sobre a importância dessas duas áreas andarem sempre juntas, vamos explicar de uma forma muito simples: crie sinergia entre elas para gerar mais vendas!

Você já sabe que leads não qualificados não geram conversões, já que são pessoas que não estão interessadas ou não estão preparadas para consumir seu serviço ou produto. Em contrapartida, ter uma enxurrada de leads qualificados sem um processo de venda maduro, faz você jogar fora ótimas oportunidades.

A sinergia entre estas áreas é o que garante a fórmula perfeita para as vendas.

Em tempos de crise, ter este dois departamentos bem estruturados é como ter o coração da organização em pleno funcionamento. 

No modelo básico, o marketing trabalha de forma apartada do comercial, criando estratégias de propagação do serviço ou produto, como por exemplos em campanhas publicitárias divulgadas nas mídias. 

Geralmente o marketing se reune com a diretoria para avaliar os números e dicutir as metas, mas com pouca informação qualitativa. Raramente o analista comercial, aquele que está lá na ponta do processo e em contato direto com o cliente, é envolvido nas reuniões estratégicas. 

O resultado disso é previsível: Informações qualitativas que poderiam fazer parte do processo de melhoria são perdidas. É na hora de analisar os resultados que as variáveis que não foram consideradas no planejamento devem ser colocadas na mesa para gerar novos insights.

O ciclo de melhoria constante

Você pode utilizar o ciclo PDCA para garantir que o ciclo de melhoria constante seja garantido.

Veja abaixo um esquema simples de como este ciclo funciona:

Dicas de como gerar sinergia entre as duas áreas

O combinado

Para que os dois times funcionem em perfeito equilíbrio é necessário acordos bem claros. Pode ser criado uma espécie de contrato, onde se define as responsabilidades e expectativas de cada parte. Nele você deve colocar também as metas que precisam ser cumpridas.

Os alinhamentos

É preciso deixar claro as atribuições de cada área e como elas vão trabalhar juntas para atingir as metas. Uma reunião mensal envolvendo os gestores das áreas é fundamental para que exista uma troca constante de informações. Além disso, é importante instituir uma reunião semanal de checkpoint do gestor com seu time, para garantir que todos estejam alinhados trabalhando na mesma direção.

O gerenciamento

Ao final, você vai precisar de um método para gerenciar os objetivos macro e as tarefas de cada time, para que isso não se perca ao longo do projeto. Você pode usar desde planilhas online onde todos podem consultar e atualizar as demandas quanto softwares específicos de gestão de tarefas. 

O importante é conseguir estabelecer um método onde todos possam acompanhar o andamento das demandas e dos resultados alcançados.

Bom, já deu pra notar que a sinergia entre essas duas áreas já se provou crucial para o crescimento da empresa, né?!

Se este artigo foi útil para você, continue nos acompanhando para ter mais dicas valiosas para seu negócio.

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